curcuminai-lipo_1

 

 

Estudo realizado durante 28 semanas, em dois grupos de ratos, um grupo com uma dieta rica em gordura (45%), no outro grupo uma dieta pobre em gorduras. Subdividiram o grupo com dieta rica em gordura e uma parte recebeu curcumina, outro grupo não.
O estudo evidenciou que no grupo que recebeu curcumina ocorreu:
•redução das chances de desenvolver resistência insulínica (ou seja, melhorou a sensibilidade à insulina)
•redução da glicemia
•redução do ganho de peso esperado pela dieta ser rica em gordura, ou seja menos massa gorda.

Os achados colaboraram com outro estudo, coordenado por Moshen Meydani, do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana da Universidade Tufts, de Boston. O estudo foi feito com animais: um grupo de ratos foi alimentado com uma dieta balanceada (grupo de controle), outro com uma dieta com alta quantidade de gordura e um terceiro com a mesma dieta alta em gorduras acrescida de suplementos com curcumina em doses relativamente baixas (1,5 mg a 1,75 mg por dia). Após 12 semanas, o peso e a distribuição de gorduras nos ratos foi avaliada. Resultado: o grupo de ratos que recebeu o suplemento de curcumina ganhou menos peso e gordura corporal do que o grupo submetido à dieta rica em gorduras não acrescida do “tempero”, embora os dois tenham recebido as mesmas quantidades diárias de gorduras e calorias. O grupo que ingeriu curcumina também obteve índices menores de triglicérides, colesterol, gordura no fígado e açúcar no sangue.
Os pesquisadores ainda não sabem se a quantidade de açafrão normalmente usada em receitas com o ingrediente é suficiente para bloquear o complexo desenvolvimento de tecidos gordurosos no organismo humano. Porem a suplementação a base de Curcumina pode ser um paliativo na indução do emagrecimento em humanos.
Estudos também informam que a Curcumina consumida isoladamente,em pequena quantidade é pouco absorvida pelo organismo; em contrapartida, consumir simultaneamente curcumina e pimenta (piperine), aumenta muito a biodisponibilidade da curcumina.
Juntar os dois temperos é uma idéia duplamente boa ? Pelo menos para quem gosta de comidas bem temperadas. Além de ajudar na absorção da curcumina, a pimenta por si só também contribui para o controle do peso, tem ação termogênica, pois aumenta a sensação de saciedade, evitando o consumo elevado de alimentos em uma refeição.

pimenta

Bibliografia

Artigo1: Curcumin Prevents High Fat Diet Induced Insulin Resistance and Obesity via Attenuating Lipogenesis in Liver and Inflammatory Pathway in Adipocytes
Autores: SHAO, W, et al.
Periódico: PLoS One. v.07, n.01
Ano: Jan/2012
Artigo disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3253779/?tool=pubmed

Artigo2: Curcumin Inhibits Adipogenesis in 3T3-L1 Adipocytes and Angiogenesis and Obesity in C57/BL Mice1–3
Autores: MEYDANI, M; et al.
Periódico: Journal of Nutrition. v.139, n.5, p.919-925,
Ano: Mai/2009
Artigo disponível em: http://jn.nutrition.org/content/139/5/919.long